
Regras Básicas
1-Quando decidires montar o Kite decide por um local com pelo menos 100 m livres de qualquer obstáculo (pessoas, árvores, carros, , postes, cabos de energia, ruas, cercas e animais…..)
2-Não deverás segurar as linhas ou ficar com as linhas enroladas no corpo com o kite a voar ou com possibilidade de descolar.
3-As linhas quando estão sob tensão têm um grande poder de corte e podem provocar danos físicos de grande profundidade.
4-Deverás avisar os utilizadores da praia e os curiosos para não se aproximarem quando estiveres com o kite a voar.
5-É mandatório (proibido) não descolar o kite durante tempestades ou com nuvens carregadas (escuras e com carga). O conjunto kite, barra e praticante equipamento podem transformar-se num perfeito para-raios.
6-Antes de iniciares a prática de Kitesurf deverás saber a intensidade de vento recomendado para o teu kite em relação ao teu peso.
7-Não deverás descolar o Kite com ventos acima do limite. É muito perigoso estar fora da janela do vento aconselhada pelo fabricante do Kite. Estar “overpower”, irá provocar a incapacidade de manobra do kite podendo mesmo levantar o Rider algumas dezenas de metros de altura.
8-Se porventura és novato nunca navegues com vento offshore ou sideoff shore (direção da terra para o mar), o equipamento e o Rider têm grande probabilidade de serem arrastados para o Oceano.
9-Os Equipamentos de segurança recomendados são: Capacete, Colete de Flutuação, Luvas, Faca em gancho (para cortar as linhas em caso de emergência),Fato de neoprene (se o praticante for projetado para longe poderá ficar mergulhado em água por muitas horas).
10-Nunca pratique nas zonas de aeroportos/heliportos, em voo de aproximação ou em procedimentos de resgaste de vítimas (Search and Rescue).
Se porventura aviões ou helicópteros começarem a voar na zona onde está a praticar kitesurf deverá baixar imediatamente o kite. O piloto poderá não ter visto o kite ou as linhas.
11-Se fores levantado ou arrastado, em terra aciona de imediato o sistema de segurança da Barra. Deverá evitar ficar com a barra ligada ao gancho no arnês em terra firme, poderás não te conseguir soltar a tempo.
12-Enquanto estiveres a navegar deverá ter extremo cuidado com as embarcações, pedras e a prancha, principalmente se ela estiver à tua frente com as quilhas para cima (Após queda). Evita navegar em zonas com fundos baixos que possuam objetos submersos como pedras, troncos, raízes e corais.
13-Nunca pratique Kitesurf sozinho, se possível tem sempre alguém em terra que te possa ajudar e observar.
14-Um bom planeamento da secção de kitesurf tem os seguintes itens garantidos:
-A Zona de descolagem e aterragem do kite deverá estar garantida.
-Escolha da zona de entrada na água mais segura.
-Que tipo de percurso vais fazer;
-Condições meteorológicas
-Direção e intensidade do Vento,
-Correntes da Zona onde vais praticar
A direção de vento "Side shore, On shore e Side on shore", são as mais seguras para a prática de kitesurf.
Estas direções são aconselhadas visto que a probabilidade de ser "empurrado para dentro do Oceano ou plano de água é de probabilidade baixa" .
O que na prática poderá acontecer é que naturalmente o equipamento e o praticante sejam direcionados pelo vento e maré para a linha de costa.
Não é aconselhável praticar kitesurf com vento off shore e side off shore .
É possível praticar kitesurf com ventos de off shore e side off shore, no entanto deverá coordenar com uma embarcação de apoio, caso seja necessário executar o resgate do praticante e do equipamento.
Curso Kitesurf
Alcochete
Praia dos Moinhos
A praia dos Moinhos está implementada na duna primária do rio Tejo na margem a sul do estuário, adjacente à reserva natural do Tejo. Os ventos predominantes são de NNW, NW, W. As marés possibilitam a prática de Kitesurf, três horas antes da preia-mar e três horas após a preia-mar, num plano de água com mais de dez quilómetros de espaço para navegação.
Kitesurf Course
Alcochete
Moinhos Beach
Its a beach based on primary dunes in the Tagus river delta near to Lisbon, the predominntes winds are NNW, N and W, the tides increment the relative wind which is necessary for the practice of kitesurf, however it is normal practice kitesurf in the period that begins three hours before high tide and three hours after the high tide, in that period of time we have a water plan with over ten kilometers of space of navigation.
Kitebuggy
Esta Modalidade é praticada no extenso areal deixado pela baixa-mar ao longo da margem do rio Tejo. A praia é acessível e autorizada para o efeito, sendo utilizada regularmente por riders.
Kitebuggy
SNOWKITE
Para praticar esta modalidade a resiliência a baixas temperaturas é mandatória. Os kites a utilizar são os mesmos que no kitesurf, no entanto a preferência recai pelos designados foiles pela facilidade do setup inicial. A prancha a utilizar é bidirecional tendo umas características mais adaptadas à neve virgem , no entanto poderá utilizar a que usa normalmente no snowboard mudando o ângulo da fixação do pé não diretor tornando-a numa prancha bidirecional.
O equipamento térmico a utilizar estará relacionado com a zona, ventos e a temperatura a que estará exposto.O estudo dos ventos, tipo de neve, apoio e tipo de terreno deverá ser alvo de estudo antes de iniciar a prática de Snowkite.
É proibido praticar snowkite em zonas com cabos elétricos e áreas de teleféricos ou estancias de neve dedicados ao esqui e snowboard.A hidratação e nutrição antes, durante e depois é um dos pontos mais importantes que o praticante deve providenciar para uma sessão de snowkiting.
Esta modalidade promove saltos com voos longos em altitude, com a possibilidade de cruzar o vale onde pratica snowkite... Como tal seja muito cauteloso durante este desempenho, pois é perigoso.
SNOWKITE
POR DO SOL NO SPOT
EM CONSTRUÇÃO