Aerodinâmica do Kite

 

Para compreender como voa o kite, é necessário entender alguns conceitos básicos de aerodinâmica.

 

 

"Sustentação (Lift)"

 

É a força que surge quando um fluxo de ar passa por um perfil aerodinâmico.

Esta força é perpendicular ao fluxo.

 

A força de sustentação surge pela diferença de pressão entre a superfície superior (que desenvolve uma baixa pressão) e a inferior (que desenvolve uma alta pressão).

 

A diferença de pressão surge quando o fluido (neste caso o ar) é acelerado devido ao formato do objeto através do qual ele passa.

 

No caso de um perfil de uma asa de kite, as partículas de ar que passam pela parte de cima percorrem um caminho mais longo que as que passam pela parte inferior. Com o aumento da velocidade, ocorre uma queda de pressão de acordo com as leis de fluidos (Bernoulli).

 

 

O "Drag" 

 

É o desenvolvimento de uma força paralela ao fluxo de ar.  Esta força surge  devido ao formato do objeto que sofre a interação com o fluxo de ar e o atrito do fluido ao passar pela sua superfície .

 

 

 

"A Resultante"

 

A resultante desta diferença de pressão é a força de sustentação que faz os Kites desenvolverem  forças de  tração

 

A soma vetorialmente da "Sustentação" e do "Drag " vai ter como resultado final a resultante aerodinâmica.

 

Na maioria dos perfis das asas de kitesurf , o valor da sustentação é por norma mais de 10 vezes maior  que o  valor do arrasto.

 

 

 

 

 

"Eficiência Aerodinâmica"

 

A eficiência aerodinâmica de um perfil de asa de kitesurf poderá ser calculada dividindo-se o valor do vector da Sustentação pelo valor do vector do Drag.  A eficiência aerodinamica é um dos objetivos dos designers e engenheiros ao projetar um kite.

 

 

 

 

Angulo do Leading Edge (bordo de Ataque) "Stall"

 

Um dos aspectos mais importantes para analisar a aerodinâmica de uma asa de kiteurf é o angulo de ataque que o Leadind Edge (bordo de ataque) efetua aquando da penetração do vento .

 

Ao variar o angulo de ataque do leading edge, a variação das forças de sustentação e drag variam.

 

Em todas as asas de kitesurf o perfil da asa tem um angulo de utilização máximo. Se porventura o valor do vector de Sustenção diminui rapidamente e o Drag aumenta, verifica-se o fenomeno de "Stall" ou seja a asa de kitesurf entra em perda, verificando-se a sua queda.

 

 

 

 

 

 

 

 

"Aspect Ratio"

 

 

#Eleveigth#Kitesurf#Alkitesurf#curso de kitesurf#kitesurflessons#

  Curso  Kitesurf

Aulas de Kitesurf
Alcochete

Praia dos Moinhos

 

A praia dos Moinhos está implementada na duna primária do rio Tejo na margem a sul do estuário, adjacente à reserva natural do Tejo. Os ventos predominantes são de NNW, NW, W. As marés possibilitam a prática de Kitesurf, três horas antes da preia-mar e três horas após a preia-mar, num plano de água com mais de dez quilómetros de espaço para navegação.  

 

 

Kitesurf Course

Alcochete

Moinhos Beach

 

Its a  beach based on primary dunes in the Tagus river delta near to Lisbon, the predominntes winds are NNW, N and W, the tides increment the relative wind which is necessary for the practice of kitesurf, however it is normal practice kitesurf in the period that begins three hours before high tide and three hours after the high tide, in that period of time we have a water plan with over ten kilometers of space of navigation.

          

 

 

                                                    Kitebuggy

Esta Modalidade é praticada no extenso areal deixado pela  baixa-mar ao longo da margem do rio Tejo. A praia é acessível e autorizada para o efeito, sendo utilizada regularmente por riders.

 

Kitebuggy

 
It  is practiced during  low tide beach. The beach area is available and accessible , being used regularly for kitebuggy riders. 
 

SNOWKITE

Para praticar esta modalidade a resiliência a baixas temperaturas é mandatória. Os kites a utilizar são os mesmos que no kitesurf, no entanto a preferência recai pelos designados foiles pela facilidade do setup inicial. A prancha a utilizar é bidirecional tendo umas características mais adaptadas à neve virgem , no entanto poderá utilizar  a que usa normalmente no snowboard mudando o ângulo da fixação do pé não diretor tornando-a numa prancha bidirecional.

 

O equipamento térmico a utilizar estará relacionado com a zona, ventos e a temperatura a que estará exposto.O estudo dos ventos, tipo de neve, apoio e tipo de terreno deverá ser alvo de estudo antes de iniciar a prática de Snowkite.

 

É proibido praticar snowkite em zonas com cabos elétricos e áreas de teleféricos ou estancias de neve dedicados ao esqui e snowboard.A hidratação e nutrição antes, durante e depois é um dos pontos mais importantes que o praticante deve providenciar para uma sessão de snowkiting.

 

Esta modalidade promove saltos com voos longos em altitude, com a possibilidade de cruzar o vale onde pratica snowkite... Como tal seja muito cauteloso durante este desempenho, pois é perigoso.

 

SNOWKITE

 

For practice snowkite is mandatory resilience in low temperatures, increase clothing protection,  study the winds in the area, know what kind of snow , and the area available.
 
It is forbidden to practice snowkiting in area with electric cables or  lifts and resorts dedicated to skiing and snowboarding.
Hydration and nutrition before, during and after is one of the most important points that the rider should be provide for a snowkiting session.
 
This sport perform big  jumps whit long flights at high altitude with the possibility of crossing the valley ... so very careful during this performance. ITS VERY DANGER

 

 

POR DO SOL NO SPOT

EM CONSTRUÇÃO

Contactos

ANTÓNIO ALBANO Praia dos Moinhos - Alcochete
918112981 ajfalbano@gmail.com